Descrição
Encontro inédito reúne no mesmo palco 14 BIS e Expresso Rural
O que era um grande sonho, embalado há vários anos, depois virou projeto, agora se torna realidade para reunir duas grandes bandas que fazem a história da música brasileira. Chegou a hora do encontro inédito do 14 BIS, que está completando 45 anos, e o Expresso Rural, com 44 anos de existência. Para marcar o momento cheio de significados, dois shows serão realizados em Santa Catarina: dia 30 de outubro em Joinville, no Teatro da Liga, às 20:30h, e dia 31 de outubro em Florianópolis, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 21h.
Os ingressos já estão à venda nos sites da www.eticketcenter.com.br (Joinville) e www.diskingressos.com.br (Florianópolis).
A história do Expresso Rural tem muita inspiração no trabalho da banda de Belo Horizonte, 14 BIS. Os mineiros estouraram no Brasil no começo da década de 80, quando o Expresso Rural dava seus primeiros passos na formação da banda de rock rural catarinense. Já em 81, o 14 BIS foi a banda de maior sucesso no cenário brasileiro, o que influenciou o Expresso Rural na forma de cantar e estilos de vozes.
A diferença se deu por conta do rock rural, que motivou a formação da banda que já procurava inovar e viria a ser sua marca até hoje. Além do 14 BIS, Sá e Guarabyra e Kleiton & Kledir (Grupo Almôndegas), definitivamente ajudaram com seus estilos musicais a definir o caminho do Expresso Rural.
Com o passar dos anos, Zeca Petry, um dos fundadores do Expresso, ao lado de Daniel Lucena, conheceu o músico Vermelho do 14 BIS, ficaram amigos, ao ponto de gravarem juntos algumas canções. A vida seguiu e as duas bandas construíram suas trajetórias de sucesso. No ano passado, Zeca Petry ligou para Vermelho propondo a realização de um show entre o 14 BIS e o Expresso Rural. As conversas evoluíram e finalmente veio a decisão da produção do show em 2025.
"Estamos muito felizes com esse encontro, que certamente vai causar muita emoção, não só pela história do Expresso Rural, mas pela profunda admiração que temos pela obra musical do 14 BIS em mais de quatro décadas de vida. Certamente, dividir o palco e levar ao público as nossas canções e os sucessos do 14 BIS será um momento de intensa alegria e celebração, marcando nossa presença através de tantas gerações e um novo momento da história das duas bandas que tem ligações profundas e se admiram. Estamos trabalhando para construir um show inesquecível e que vai tocar os corações dos fãs e do público em geral", afirma Zeca Petry.
Sobre o 14 BIS
Nas últimas décadas do século XX surgiram, no mundo inteiro, bandas de Pop Rock (no Brasil, o estilo se misturou com MPB, Clube da Esquina, etc.), que trouxeram novas e variadas sonoridades à música. A grande maioria destas bandas, por diversos motivos, desapareceu com o tempo ? os Rolling Stones são uma louvável exceção. No Brasil, também, poucas sobreviveram ao passar do tempo.14 BIS é uma das mais longevas bandas do país, comemorando agora seus 45 anos de presença constante nos palcos, dezenas de álbuns, inúmeros sucessos e shows por todo o Brasil.
A banda lançou seu primeiro LP em 1980, tendo como produtor e padrinho, Milton Nascimento. O 14 BIS mantém até hoje a formação original, à exceção de Flávio Venturini, que partiu para a carreira solo em 1987, mas que, eventualmente, ainda participa de shows e gravações com a banda. Mesclando Rock e MPB, Folk e Clube da Esquina, com um vocal bem característico, o som da banda é facilmente reconhecido além de contar com a imediata identificação do público com sucessos como Planeta Sonho, Caçador de Mim, Espanhola, Mesmo de Brincadeira, Uma Velha Canção Rock?Roll, Sonhando O Futuro, Sal da Terra, Nave de Prata, bem como, através das canções do Milton Nascimento, gravadas pela primeira vez pelo 14 BIS, como Canção da América, Bola de Meia Bola de Gude e Baile da Vida, entre outras.
Os shows que o 14 BIS vai fazer em Santa Catarina com o Expresso Rural fazem parte da turnê e das comemorações dos 45 anos da banda.